Meditação na reta final do vestibular ajuda no foco

A meditação, uma prática ancestral, que tem como objetivo gerar uma condição de calma, vem sendo utilizada em ambientes de estudo e empresas, com o intuito de assegurar a eficácia e o equilíbrio na tomada de decisões. Deve ser colocada em prática, visando manter o equilíbrio e o controle das emoções. Foi enxergando esse potencial que Daniel Rojas, do Centro Educacional Madan, resolveu ofertar essa metodologia aos seus vestibulandos de alta performance, estudantes que tem como meta ingressar em instituições como o ITA, o IME, universidades públicas do país e, sobretudo, obter sucesso em cursos desafiadores, como o de Medicina, com grande demanda e concorrência.

          Durante todo o ano de preparação para o vestibular, Lucas Eller, professor de Yoga e Meditação do Centro Educacional Madan, tem orientado os vestibulandos com técnicas de postura, concentração da atenção, respiração e outros métodos afins. A ideia é direcionar a atenção para um ponto, como uma âncora, para se evitar aquela sucessão de pensamentos que, comumente possam nos desviar a concentração.

       Na reta final para os exames, tanto do Enem, como outros específicos de cada instituição de ensino superior pública, Lucas transmite algumas recomendações: como cuidar do corpo para se manter presente. “A calma vem do estado de presença e a presença começa quando sentimos o corpo”, explica ele. Ele considera a prática constante como bastante importante, ressaltando o trabalho que desenvolve no Madan.

       O professor de Yoga e Meditação passa algumas recomendações para os dias de prova. “De manhã: acordar cedo (por volta das 6h), fazer uma atividade física leve (caminhada, bike, yoga, cantar) comer frutas e beber água (evitar pães, bolos, doces). No local da prova: exercícios respiratórios, alongamentos leves, ficar em silêncio (evitar músicas que agitam a mente)” ,conclui Lucas.

Texto: Ivana Esteves