MADAN aprova 13 vestibulandos na primeira fase do ITA

Dos 16 alunos aprovados no Estado para a segunda etapa do exame do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), 13 são alunos do Centro Educacional MADAN, pré-vestibular em Vitória.

A qualidade do ensino, as oportunidades de estágios, a aproximação com o mercado de trabalho, uma formação de profissionais diferenciados e o desafio de estudar na melhor faculdade de engenharia do país, são algumas das razões que motivam, todos os anos, mais de 10 mil estudantes de diferentes regiões brasileiras a se prepararem para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)Nesse ano de 2022, o Espírito Santo aprovou 16 vestibulandos na primeira etapa do concorridíssimo exame e, desses, 13 são alunos do Centro Educacional MADAN, que esperam ansiosos pelo resultado final das provas, previsto para 23 de dezembro.

As provas do vestibular focam, sobretudo, nas disciplinas de  Matemática, Química e Física. Tais matérias são abordadas de uma maneira aprofundada comparando-se ao que é comumente exigido em vestibulares para outras instituições tradicionais. O ITA forma engenheiros, uma das carreiras mais cobiçadas pelos brasileiros em vestibulares, sendo que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Militar de Engenharia (IME), são as instituições de referência, especializadas na parte de Exatas, o que justifica a grande demanda e o nível de exigência maior.

Por ter enfrentado por duas vezes o processo de seleção e hoje ser formado no ITA, a especificidade da preparação e o nível de exigência peculiar, foram alguns dos motivos que levaram o professor de Matemática, Daniel Rojas, a idealizar e a empreender o Centro Educacional MADAN. Tudo começou em uma sala de aula somente, e hoje o pré-vestibular de alta performance vem reunindo conquistas. Daniel tem dois ex-colegas do ITA como seus sócios no MADAN: Tito Fidelis e Rodrigo Pinheiro.  Juntos os três administram uma metodologia própria e adequada ao candidato que acalenta o sonho de passar no ITA, como um dias eles sonharam e realizaram.

Para tanto, “não basta ter conhecimento básico, pois nesse tipo de vestibular, os candidatos tem que se dedicar, cumprindo um rigoroso ritmo de estudo”, explica Daniel, ressaltando que cada vez mais vestibulandos do Espírito Santo vem alcançando aprovação no ITA. “Antes eles tinham que se preparar fora do Estado, agora nós preparamos esses jovens para serem melhor sucedidos no exame”, conta o professor.

História

Situado na cidade paulista de São José dos Campos, o ITA é ligado ao Comando da Aeronáutica (COMAER). A história do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), principia na década de 1940. Desde sempre uma instituição de alto nível no país, com professores e alunos morando no próprio campus, formou a primeira turma de engenheiros em 1954. O campus foi instalado em São José dos Campos, uma vila na época e hoje, um dos principais polos tecnológicos do país, localizada entre os principais centros urbanos do Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro – com uma geografia plana, adequada à aviação.

Oportunidades

As vagas no ITA são para cursar: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica. No vestibular 2023 o ITA oferece 15º vagas – 114 destinadas aos que decidirem cursar a graduação como civis (Reserva) e 36 para aqueles estudantes que optarem por realizar o curso da carreira militar (Ativa), no quadro de Oficiais Engenheiros.