Estratégias “de última hora” para se sair bem no Enem

Está chegando a hora: faltam 5 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)! Você já conferiu o seu local de prova? É só entrar no site https://enem.inep.gov.br/participante para ter acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição que traz essa e outras informações, como o número de inscrição, a data e a horada avaliação. Apesar de não ser obrigatório, recomenda-selevar o cartão nos dias de exame (5 e 12 de novembro).Separamos também algumas estratégias “de última hora”que podem fazer toda a diferença. Confira:

1 – Revise conteúdos

Na véspera da prova, não estude de maneira aprofundada um tema específico, pois isso pode aumentar o estresse. Use esse dia para fazer uma revisão leve e rápida dos conceitos-chave. Concentre-se nos temas mais recorrentes das disciplinas, identificando padrões nas provas anteriores.

2 – Evite atividades físicas intensas, comidas pesadas e durma cedo

Como a prova é longa, é muito importante estar com a resistência física e o organismo bem preparados. Evite fazer atividades físicas muito intensas, entretanto, se exercite de forma leve para manter o corpo ativo, diminuir a ansiedade e conseguir dormir cedo, tendo um sono restaurativo, porque a mente descansada melhora o foco e a concentração. Evite comidas pesadas no dia da prova, pois dificultam a digestão e dão sono.

3 – Estude o trajeto até o local de prova

Planeje a logística de como você chegará ao local da prova, considerando o trânsito e o tempo necessário para o deslocamento. É aconselhável sair de casa com antecedência para evitar contratempos.

4 – Programe-se para chegar cedo

A recomendação é que o estudante se planeje para chegar com uma hora de antecedência. Isso evita estresse diante de congestionamentos ou eventos incontroláveis. Os portões abrem uma hora antes.

5 – Leve apenas o necessário

No dia da prova, leve somente o material que vai utilizar. Não é permitido usar relógio, boné, gorro e óculos escuros. A única caneta aceita é na cor preta e com estrutura transparente. Lápis e borracha também são proibidos. O celular deve ser guardado desligado em um saco plástico entregue a cada candidato e colocado na parte de baixo da carteira. Certifique-se de que o aparelho está de fato desligado, porque por um simples som de alerta de SMS sua prova poderá ser anulada.

6 – Escolha um lugar tranquilo para se sentar

Sente-se em um lugar no qual seja menos incomodado por trânsito de alunos e tome cuidado com cadeiras embaixo de ventiladores e ar-condicionado. Você fez vários simulados durante o ano, adote a mesma estratégia.

7 – Antes de começar a responder, leia o tema da redação

Assim que receber o caderno, leia primeiro a proposta da redação. Ao se inteirar sobre o tema, o cérebro já começa a processar o assunto e a buscar informações.

8 – Comece respondendo os temas que você domina

Comece respondendo as questões que você sabe responder. Antes de iniciar o exame, passe a vista por toda a prova, para ativar o processo de concentração. Gerencie o tempo: não adianta “brigar” com a questão, se necessário, passe para a próxima.

9 – Cuidado com pegadinhas

Leia atentamente o comando das questões, evitando respostas impulsivas. Algumas questões são formuladas para induzir a erros.

10 – Mantenha a calma

Confie na sua preparação e não deixe o nervosismo atrapalhar seu desempenho.

Lembre-se de que o Enem é uma maratona, não uma corrida de velocidade. Com dedicação, foco e confiança, você está no caminho certo para alcançar seus objetivos. Boa sorte!

Texto: Lígia Tedeschi