Encontro debate assistência psicológica a estudantes

O Centro Educacional MADAN marcou presença no Encontro de Mantenedores 2022 do Sistema Poliedro, realizado em São Paulo, nos dias 16 e 17 de agosto. Dentre os principais assuntos tratados o atendimento psicológico no ambiente escolar foi destaque, conforme o Diretor Daniel Rojas.
  “A questão psicológica foi abordada na ocasião, por meio das palestras e dos debates com outros gestores, em oportunidades de networking”, disse Daniel, destacando a pandemia, como propulsora de desafios de ordem mental nos jovens.
   A pandemia ampliou o número de casos de alunos com depressão, ansiedade, e tornou-os resistentes ao estudo presencial. Somado a isso a exposição da vida pessoal em redes sociais, também tem fragilizado os jovens, e a escola acaba sendo o contexto onde esses problemas se exacerbam.
   O evento contou com palestras que trataram da temática, tanto no campo da filosofia como na psicologia. Dentre os palestrantes de destaque os professores e filósofos Luis Felipe Pondé e Viviane Mosé. Nas palestras a explanação acerca da necessidade de uma atenção caso a caso, de forma individualizada, com observância aos pontos fracos e às nuances de cada aluno.
  Daniel disse que foi ressaltado na oportunidade a necessidade de a escola ser uma aliada dos pais, evidenciando as fragilidades e o desenvolvimento de seus filhos. “As palestras nos deram a ver que o MADAN já está atuando nessa vertente, para propiciar uma melhor preparação e acompanhamento de seus alunos, por meio de uma equipe composta por uma psicóloga, um coordenador pedagógico e um terapeuta holístico”, focados em assegurar equilíbrio emocional e um desenvolvimento cognitivo dos estudantes, a fim de que possam alcançar o resultado almejado.

Intercâmbio

     “Participar do encontro foi significativo pelo networking com outros gestores de escola – mantenedores, diretores, coordenadores, de várias partes do país (São Paulo, Paraná, Minas Gerais, da região Nordeste) – que compartilharam experiências e ideias, o que tornou possível intercambiar informações acerca do pré-vestibular”, explica Daniel, para quem os intercâmbios foram cruciais no intuito de oportunizar o compartilhamento dos procedimentos que cada unidade de ensino utiliza em suas regiões, ressaltando-se as peculiaridades de cada localidade, os conteúdos explorados e as práticas gerais. “Foi importante se conseguir fazer um apanhado de experiências e vivências as quais nós podemos utilizar em nossa unidade, bem como aprimorarmos algumas ideias e abrirmos os olhos para possibilidades que não havíamos pensado”, resume Daniel. 

Texto: Ivana Esteves