Capixabas se destacam nos vestibulares mais concorridos do país

Após meses de dedicação e esforço, estudantes do Espírito Santo estão celebrando as conquistas em alguns dos vestibulares mais difíceis e tradicionais do Brasil. São jovens capixabas que foram aprovados em renomadas instituições, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Militar de Engenharia (IME), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O segredo, segundo eles: uma jornada planejada de estudos, aliada a um cuidado com a saúde física e emocional, dosando horas de estudo a momentos de lazer e descanso.

O diretor e professor de Matemática do MADAN, Daniel Rojas, destacou a importância de uma educação de alta performance, aliada a planejamento, apoio pedagógico e suporte socioemocional. “Para obterem esse sucesso, foi fundamental o empenho nos estudos, apoio da família, amigos e professores. Equilibrando os estudos, com a saúde física e mental. Além de quatro aprovados no IME e um no ITA, tivemos 18 alunos selecionados na USP. Já na Unicamp, sete estudantes conseguiram vagas em cursos como Medicina, Direito, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química”, explicou.

Entre as histórias inspiradoras da escola está a de Gabriel Juliatti, aprovado no ITA, considerado um dos vestibulares mais difíceis do país. Ele relembrou os desafios enfrentados em sua jornada:

“Minha rotina de estudos era extremamente cansativa, somando mais de 10 horas diárias entre aulas e estudo próprio. A academia era minha única válvula de escape, para relaxar e recarregar as energias. Pensei em desistir várias vezes, mas, agora que passei, percebo que todo o esforço valeu a pena”, contou.

Outro destaque foi Henrique Sousa Fagundes, aprovado no IME. Seu comprometimento e dedicação demonstram o que é necessário para alcançar o sucesso em vestibulares tão concorridos. É uma sensação de esforço sendo recompensado. Tudo valeu a pena”.

Os estudantes Breno Borges Zanon, Raissa dos Santos e Pedro Soneghet Pimenta também celebram a aprovação no curso de Medicina. Breno, que foi aprovado em mais de uma instituição, revelou detalhes sobre a sua preparação. “Comecei a intensificar os estudos desde o início do ano, chegando a estudar 14 horas por dia em muitos momentos. Apesar disso, nunca descuidei da minha saúde física e mental”, afirmou.

Pedro, por sua vez, conquistou uma vaga na Unicamp, uma de suas primeiras opções para cursar Medicina. “Quando recebi as mensagens dos amigos sobre o resultado, demorou um pouco para cair a ficha. Mas, quando caiu, foi só felicidade!”.

Já Raissa relatou sua emoção ao ser aprovada em duas universidades. “Estou me sentindo a pessoa mais feliz e realizada do mundo. Foi uma recompensa por toda a abdicação e esforço do último ano. Passar em Medicina não é impossível, mas exige muito comprometimento”, afirmou.

São histórias de superação e conquistas que reforçam o talento e a determinação dos estudantes e que levam a tão sonhada vaga nas universidades mais prestigiadas do Brasil.