Alunos MADAN tiram notas altíssimas na redação do Enem e estão a um passo de entrar nas melhores universidades

Diversos alunos do MADAN brilharam na prova de Redação do Enem, atingindo excelentes notas na avaliação e, agora, estão a um passo de ingressar no curso tão sonhado das melhores universidades públicas do país.

“O resultado oficial do Enem foi divulgado no último dia 16, pelo Inep, e muitos dos nossos alunos alcançaram a partir de 960 na Redação, que é uma avaliação que tem peso importante na pontuação final e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso de universidades. Estamos muito contentes com o resultado e parabenizamos o professor Joelson Rocha e a coordenadora Isabella Colmanetti pelo trabalho assertivo realizado no decorrer do ano”, comentou o diretor do MADAN Daniel Rojas Nascimento.

Para Isabella, as boas notas são resultado de um trabalho conjunto e do fato de a equipe do MADAN não estimular os modelos prontos de redação. “A nossa concepção de ensino de texto no MADAN está muito associada em desenvolver a autonomia do aluno. Então, nós trabalhamos com a leitura das coletâneas, dos textos de apoio, orientamos os alunos em como eles devem fazer essa leitura para que ela impacte na argumentação, para que eles tenham recursos próprios e até mesmo dos textos de apoio para conseguirem fazer uma boa redação”, comentou.

Ainda segundo ela, é importante que o aluno saiba se colocar, olhar para o mundo a sua volta, entender como essa estrutura funciona e transpor isso para escrita. “No MADAN, nós estimulamos os alunos a também relacionarem os conteúdos da área de redação com os demais que eles veem no curso, porque aquilo que eles aprendem em Geografia, em História ou até mesmo nas Ciências Biológicas pode ser utilizado na redação”.

Isabela Salvador e Gabriel Gaudio tiraram 980 pontos na Redação e querem fazer Medicina. “Estudar no MADAN foi o principal agente que me fez ter as condições para alcançar essa nota e a chance de conseguir cursar o que quero e em uma universidade federal”, contou Isabela. Gabriel também está esperançoso. “O MADAN foca no estudo de alto desempenho. Os professores são de excelência e os alunos têm um nível muito alto, o que eleva o aprendizado”, disse ele.

O professor de Redação Joelson Rocha enfatiza que a estrutura oferecida pelo MADAN contribuiu muito para esse sucesso. “O excelente desempenho se deve principalmente à dedicação dos nossos alunos, mas eles também contaram com uma estrutura muito boa. Aqui, as redações são semanais e com redações extras. Os temas foram escolhidos dentro das discussões mais atuais e relevantes para o país, com foco no social. E isso fez com que o aluno treinasse ao longo do ano várias redações, vários argumentos que eles pudessem aplicar depois no tema deste ano”.

Isabella Colmanetti chama a atenção também para a equipe de correção do MADAN que é treinada para fazer correções muito assertivas e muito detalhadas. “Nesse sentido, nós também orientamos os alunos para que, ao receberem essas correções, estudem aquilo que foi passado pelo corretor no texto. Não é só olhar para a nota, mas olhar o que fez com que o aluno estivesse naquela faixa de nota e ir entendendo aos poucos como que ele pode melhorar por meio da correção”.

Confira abaixo as notas de Redação dos alunos que já nos encaminharam seus resultados e que quase alcançaram a pontuação máxima, que é de 1.000 pontos.

Alunos com nota 980:

1 – Pietra Cometti

2 – Julia Torres

3 – Yuri Tressmann

4 – Luan Favalessa

5 – Ana Clara Coelho

6 – Gabriel Gaudio

7 – Isabela Salvador

8 – Natália Ohnishi Setubal

Alunos com nota 960:

1 – Maria Eduarda Cornachini

2 – André Luiz Miranda

3 – Arthur Bissoli

4 – Letícia Cortezini

5 – Felipe Helmer

6 – Luca Bitti

7 – Beatriz Pires

8 – Pedro Paulo Goulart

9 – Thiago Caprini

10 – Júlia da Silva Cunha

11 – Rafael de Oliveira

12 – Laysa Gilles Guidi

13 – Bryan Malaquias

14 – Rafael Petrocchi Xavier Pinto

15 – Maria Clara Vacari Pavan

16 – Gabriel Arantes Sad Kuster

17 – Sérgio Augusto Petronílio Mendonça

Texto: Lígia Tedeschi