Matemática do MADAN

A Matemática nasceu nos tempos pré-históricos para ser útil na contagem de carneiros dos rebanhos. Com o passar do tempo, a ciência se mostrou indispensável para medir extensões de terra e traçar estradas. E a Matemática foi se tornando imprescindível, com homens e mulheres aprofundando seus estudos na área. Então, para algumas pessoas, esse campo de estudo começou a ser visto como um Bicho de Sete Cabeças. E os que se dedicavam à Matemática eram considerados gênios.

Bom, o fato é que há muitas pessoas que vêem poética na Matemática. E o Centro Educacional MADAN, pré-vestibular em Vitória, tem nos seus diretores, profissionais apaixonados pelo campo de estudo, tido como desafiador para alguns vestibulandos. Para os que desejam ingressar na área de exatas, pela necessidade de obterem um desempenho de alta preformance. A Matemática é também importante para o vestibulando conseguir passar no vestibular para Medicina e Direito, respectivamente, área de saúde e de humanas e sociais, por se destacarem em pontuação.

O contexto histórico desse texto foi inspirado no livro de Mickael Launay “A fascinante história da Matemática”, em que ele convida aqueles que nunca entenderam a Matemática, e chegaram mesmo a detestá-la, a darem uma segunda chance a essa disciplina. O diretor do MADAN, Daniel Rojas, responsável pela etimologia do nome da instituição de ensino – MADAN adveio de Matemática Daniel – que começou em uma sala de aula com o ensino de Matemática, para alunos interessados em obter bons resultados na prova do ITA, o vestibular mais difícil do país, no qual Daniel havia sido aprovado e se formou.

Foram muitos os que sentaram na frente deste professor para aprimorarem o estudo da disciplina, e que conquistaram o sucesso esperado. Foi o que impeliu Daniel a criar o MADAN. Daniel assegura que a dificuldade com a Matemática está no ensino ruim no país. “A Matemática é um desafio, mas também, uma oportunidade de conquista do sucesso em provas, para todas as áreas”, enfatiza. Ele ressalta que a compreensão da Matemática requer leitura, compreensão, foco e calma, além, é claro, de muita prática. “Não existe decoreba, na disciplina, é raciocínio e lógica, e só praticando se adquire desenvoltura”, explica.

No próximo mês é a prova da Fuvest, um dos exames mais concorridos do Brasil, para ingresso na USP. Os alunos do MADAN estarão tentando uma vaga na instituição e um dos embasamentos que terão como diferencial é o estudo profundo da Matemática, que permitirá aos que concorrem em qualquer área, se sair bem na prova. O pré-vestibular MADAN promove o seu Bolsão no próximo sábado (26), e já são 500 candidatos inscritos.

#prevestibular #prevestvitoria #cursinho #prevest #TeamMadan #matematica

Texto: Ivana Esteves