Parceria escola-família: veja como foram as nossas primeiras reuniões de pais de 2025!

A parceria escola-família é fundamental para os bons resultados do ano-letivo. Por isso, durante o mês de fevereiro, o MADAN realizou as reuniões de pais dos alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e do pré-vestibular. Os encontros foram conduzidos pelo diretor pedagógico Rodrigo Pinheiro e pelos coordenadores pedagógicos Marina Monteiro e Renan Torres, que apresentaram a proposta educacional da escola e alinharam expectativas para 2025!

Pilares educacionais e metodologia

O diretor pedagógico destacou os três pilares fundamentais do MADAN: saber, empoderamento e acolhimento. A coordenadora pedagógica, por sua vez, enfatizou o compromisso com aulas de qualidade, garantindo um ensino dinâmico e eficiente.

Os pais também foram informados sobre o Sistema de Ensino Poliedro, utilizado pela instituição, e sobre a estrutura de avaliação, que inclui provas regulares e simulados. Além disso, foram apresentados os seguintes recursos pedagógicos:

  • Oficinas de redação semanais e obrigatórias;
  • Plantões de dúvidas semanais, conforme as demandas dos estudantes;
  • Aulas de relaxamento, realizadas por convocação;
  • Aulas olímpicas, oferecidas como atividade extracurricular.

Outro ponto abordado foi a seleção das obras literárias trimestrais, que consideram as listas dos principais vestibulares, como Fuvest e Unicamp, além das diretrizes do Enem.

Empoderamento e responsabilidades

A reunião também enfatizou a importância da autonomia e responsabilidade dos alunos. Para garantir um bom desempenho acadêmico, os estudantes devem:

  • Chegar pontualmente e participar ativamente das aulas;
  • Desenvolver hábitos de estudo autônomo;
  • Tirar dúvidas e cumprir prazos estabelecidos;
  • Participar ativamente das oficinas de redação;
  • Solicitar orientação pedagógica e psicológica quando necessário;
  • Encarar as avaliações com comprometimento e dedicação.

O papel da família também foi destacado, reforçando a importância de:

  • Acompanhar a rotina acadêmica dos filhos;
  • Responsabilizá-los por suas atitudes e desempenho escolar;
  • Compreender suas facilidades e dificuldades;
  • Estabelecer limites e medir o nível de cobrança;
  • Oferecer apoio sem fazer as atividades pelo estudante.

Atividades extras e uso do celular

Foram apresentadas as atividades extracurriculares disponíveis, como xadrez, teatro e o projeto MADAN Mundo, que proporciona vivências diversas.

Em relação ao uso de celulares, a escola orientou que os estudantes evitem trazer os aparelhos para a instituição. Caso tragam, não devem utilizá-los durante as aulas, salvo quando permitido pelos professores com autorização prévia. Durante os intervalos, os alunos são incentivados a interagir socialmente e descansar, sem o uso de eletrônicos. Em caso de urgência, os pais devem entrar em contato diretamente com a escola.

Acolhimento e relação escola-família

A escola reforçou seu compromisso com o acolhimento dos alunos, garantindo um acompanhamento pedagógico e apoio psicológico. A relação entre escola e família deve ser baseada no diálogo, respeito, honestidade, empatia e estabelecimento de limites claros.

As reuniões foram fundamentais para alinhar as expectativas entre escola, alunos e família, garantindo um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos estudantes ao longo do ano letivo.

Veja o que alguns pais disseram sobre a reunião e as expectativas para 2025:

“A reunião de pais do pré-vestibular foi essencial para me ajudar a compreender melhor o processo de estudos da Clara. As orientações recebidas me proporcionaram uma reflexão sobre o meu papel enquanto família e como posso contribuir de forma mais eficaz para o desempenho e bem-estar dela nesta fase tão desafiadora. Apesar dos desafios de ela ter que ficar horas/diárias estudando, estamos otimistas e preparados para enfrentar o que vier pela frente. Temos muita fé em Deus e estamos rezando para que ela tenha ótimos resultados e consiga realizar o sonho de passar em Medicina em uma universidade federal. Escolhemos o MADAN porque, atualmente, é o melhor cursinho preparatório da Grande Vitória para ingressar em universidades federais”.

Maria Adriene Silva Mendes, mãe da Clara Mendes Vanzo

“Muito importante participar da reunião de pais do MADAN. Mesmo a Maria Laura já sendo veterana e a gente já conhecendo o processo, estar sempre presente é essencial para a parceria escola-família. A reunião foi muito boa, com reforço de informações importantes para 2025. A expectativa é de que este ano seja muito produtivo e que os desafios do 2°ano sejam vencidos e concluídos com êxito. Que tenhamos crescimento pedagógico e pessoal desses adolescentes em formação. Eu escolhi o MADAN por saber que se trata de uma escola de alta performance. Tivemos a convicção de que seria a melhor escolha depois de uma reunião pedagógica, onde minha filha não seria mais um em uma cadeira escolar, mas que teria todo apoio e acompanhamento para que esse processo de aprendizagem se torne mais leve e construtivo”.

Barbara Barreto Carlos Salamon, mãe da Maria Laura Barreto Salamon

“A importância de participar da reunião escolar é se inteirar das regras, das novidades e das necessidades de ambos os lados. É também uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o corpo pedagógico da escola. Eu achei a reunião muito boa e fiquei surpresa com o acompanhamento psicológico que foi feito ano passado e que será utilizado como base para este ano. Acho que precisamos de pelo menos duas reuniões por ano (uma a cada semestre), para essa troca e para alinhar necessidades e expectativas. Eu escolhi o MADAN porque vi uma possibilidade de apoio na mudança de postura da rotina de estudos, bem como uma base mais sólida na área de exatas, e acho que a escola entregou com louvor essas duas expectativas”.

Dirlania Prado, mãe da Julia Prado

“Eu já venho acompanhando o MADAN nas redes sociais há algum tempo, além disso, a filha de uma amiga minha, assim como alguns meninos que são da minha igreja, estudam aí. Inicialmente, eu pensava que era só para quem quer a área de exatas, mas depois descobri que são fortes também para quem deseja se preparar para Medicina. Eu penso que a participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental. E que é essencial que os filhos entendam a metodologia da escola. Eu tinha uma noção de que o MADAN cobrava bastante do aluno, porque sei que o foco é ensino de alta performance, voltado para aprovação nas melhores universidades do país, então é justo que cobre mesmo e eu estou encantada com a seriedade do trabalho. Na outra escola em que minha filha estava, eu sentia que ela não estava sendo provocada o suficiente para se destacar. Agora, nos primeiros dias de MADAN, já vejo que ela está mais engajada, interessada e animada. O projeto de extensão MADAN Mundo, então, ela se amarrou e já quer participar”.

Sammy Libera Chaves de Oliveira, mãe da Sophia Libera Chaves Ramos e tia da Clara de Oliveira Schaper Ferraz

“A reunião de pais foi bastante positiva. Eu gostei muito das colocações do Rodrigo, do Daniel e da Marina. Eu acho que essa posição firme da escola é excelente para os meninos e a minha expectativa para este ano é que a escola seja um ponto de grande apoio para o amadurecimento do João, para a vida acadêmica, para a vida escolar. Ele é um menino com excelentes chances de passar em um bom curso e eu acho que o MADAN vai elevá-lo para cima. A minha percepção do MADAN foi surpreendente, foi melhor ainda do que eu imaginava”.

Juliana Gasparini Cardoso, mãe do João Gasparini Cardoso Mathielo